WWE Survivor Series | Cenário geral do Pay-Per-View

0

AmethystoSaudações, meu caro leitor! Esteja você pronto ou não, temos aqui mais Amethysto. E, com mais Amethysto, temos mais Pro-Wrestling. Este domingo, dia 20 de Novembro, irá acontecer mais uma edição de um dos mais icônicos e tradicionais eventos Pay-Per-View da história da WWE: a Survivor Series. Este evento, que frisa sua identidade nas tradicionais lutas eliminatórias de times 5 x 5, nesta ocasião, traz não times liderados por rivalidades entre wrestlers, mas sim times liderados pela rivalidade entre as brands: Raw e SmackDown, exatamente como o PPV Bragging Rights fazia, antes de ser cancelado porque só eu gostava dele.

Neste artigo, irei trazer a vocês o card da Survivor Series deste ano, bem como meus pensamentos acerca dos acontecimentos e do quadro geral de cada match! Só pra você se situar, afinal, ninguém melhor que o especialista pra trazer o panorama atual da WWE.

Are you ready? …….

NO!!! I SAID… ARE!! YOU!! READYYYYYY?!?!!?!

Traditional 10 on 10 Survivor Series Elimination Tag Team Match

TEAM RAW – The New Day, Gallows and Anderson, Enzo & Big Cass, The Shining Stars, Cesaro and Sheamus

TEAM SMACKDOWN – Heath Slater and Rhyno, The Usos, American Alpha, Hype Bros, Breezango

Survivor Series
Da esquerda para direita em cima: The Shining Stars / Sheamus / Cesaro / Anderson / Gallows / Breezango / American Alpha / The Usos – Embaixo: Big Cass / Enzo / The New Day / Rhyno / Heath Slater / Hype Bros.

A aposta de Amethysto: Team Raw
A vontade de Amethysto: Team Raw

Sobre a Match:

Eu acredito que esta será a match que irá abrir o show. Nada mais normal que abrir com uma das três tradicionais Elimination Matches da Survivor Series e, uma vez que a Women Division está em ascensão e a 5 vs 5 é a luta mais “forte”, cabe aos tag teams começarem.

Vamos lá. Por que eu acredito que o Team Raw irá vencer? Simples. A Tag Division atual da SmackDown está patética. Temos nomes interessantíssimos como os Vaudevillains, American Alpha e até os carinhas do The Ascention podem dar pro gasto. Em vez disso, o último slot pra ser ocupado foi ocupado pelo alívio cômico: Breezango. Uma tag team tão sem futuro quanto a Spirit Squad. E com os mesmos nomes que eu citei anteriormente, quem são os incríveis campeões da Tag Division da SmackDown? Mais alívio cômico. Heath Slater, o eterno jobber engraçadinho que está tendo seu momento… e Rhyno. Os caras não se parecem com uma tag team, os caras não têm um grande posicionamento como tag team, os caras nem têm nome de tag team.

Se você coloca a New Day, com um sólido reinado de mais de 1 ano, Enzo & Big Cass, que possuem uma enorme sinergia, e Cesaro & Sheamus, que parecem ser o novo e promissor “Team Hell No” pra perder pra Slater e Rhyno e Breezango… desculpa, mas isso vai ser cuspir na cara de uma Tag Division que realmente vale a pena de ser assistida. Por fim, por que eu quero que o Team Raw vença? Why? Why?! Why? Why?! Why?! BECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUSE…. NEW DAY ROCKS!! NEW DAY ROCKS!! NEW DAY ROCKS!!

 

Intercontinental Championship Match

The Miz (c) vs Sami ZaynSurvivor Series

A aposta de Amethysto: Sami Zayn
A vontade de Amethysto: Sami Zayn

Sobre a Match


Eu não gosto do Sami Zayn. O motivo pra isso é que a gimmick dele não me convence. Ele é apenas o “amigo traído do Kevin Owens”. Esse lance de “Underdorg from the Underground” não me convence. A música dele é legal, a identidade visual quadriculada é uma homenagem a mim, claro, e a logo dele é bonita. Deu. É isso. E eu tava certo de que o IC ia volta pra SmackDown com o Ziggler. Minha aposta seria no Ziggler. Até o Ziggler perder pro The Miz, o que foi estupidamente ridículo, mas isso é papo pra outra hora.

Desde antes, eu já queria ver Sami Zayn vencer, mesmo não gostando dele. “Mas por quê, Amethysto?”, é o que você me pergunta. E eu te respondo que, primeiramente, é “senhor Amethysto” pra você. E a resposta para a sua pergunta é simples: porque, atualmente, o SmackDown está um lixo. Está um show monótono, chato, que se sustenta única e exclusivamente com AJ Styles e Dean Ambrose. Até a feud do Wyatt com o Orton tá chata porque a gente sabe que o Orton só tá fingindo pra dar o bote e sair por cima, porque essa bosta se chama Randy Orton. Eu sou da seguinte opinião: quem ficar com o Intercontinental Championship não vai ficar com a Cruiserweight Division. É o que eu acho.

E, como a Cruiserweight Division está fantástica, fazer a troca na Survivor Series ajudaria o SmackDown a ficar melhor. É por isso que eu quero que o Zayn vença. Mas eu achava que não ia acontecer isso, afinal, o Ziggler teve todo aquele drama pra conseguir o cinturão, botou carreira em jogo e etc. Até que ele perdeu idiotamente de novo. E o Miz é quem vai defender o cinturão. Fala a verdade, não seria maravilhoso ver o Miz perder pro Zayn e ser o “grande culpado” pela perda do Intercontinental Championship na Survivor Series? Ele, que têm estado por cima, se vangloriado, agido como o perfeito babaca que ele é… indo pra um momento de gimmick do perdedor que prejudicou toda a brand. Esse é um plano sólido de gimmick change. É por isso que eu acredito que o Miz perde… o que deixaria a Survivor Series ainda melhor, porque é sempre lindo quando o Miz perde.

Traditional 5 on 5 Survivor Series Elimination Match


TEAM RAW
(da esquerda para direita) Braun Strowman, Seth Rollins, Chris Jericho, Roman Reigns e Kevin Owens

TEAM SMACKDOWN (da esquerda para direita) AJ Styles, Dean Ambrose, Shane McMahon, Bray Wyatt e Randy Orton – w/ James Ellsworth 

Survivor Series

A aposta de Amethysto: Team SmackDown
A vontade de Amethysto: Team Raw

Sobre a Match

Três motivos pelos quais eu torço pro Team RAW: Chris Jericho, Braun Strowman e Kevin Owens. Eu gosto do Ambrose e do Wyatt. AJ Styles é ok. Não gosto do Rollins porque tô saturado, não gosto do Roman porque ele é o novo superman boring da New Era, nem do Orton simplesmente por ele existir. Shane é ok também, não consigo vê-lo como um wrestler, tá melhor como Comissioner. Eu quero que o Team RAW vença com o Strowman eliminando uns três. Vamos lembrar que no finado Bragging Rights, em sua primeira edição (2009), o co-capitão Chris Jericho levou o Team SmackDown à vitória. É, o Jericho. Sim, co-capitão. Olha só que beleza a história se repetindo, anos depois, na Survivor Series! Mas, infelizmente para o pobre Amethysto, está claro que essa match vai ser vencida pelo Team SmackDown. O SD Sempre foi um show secundário, e eles estão tentando emparelhar os shows, mas ainda temos muita diferença. O roster do RAW tá eras melhor. A brand vermelha tem 3 horas de show e a azul tem apenas 2. É preciso que algo aconteça para tentar impor o SmackDown como um competidor de valor equivalente ao RAW.

Eu acho que o que vai acontecer pra reforçar essa idéia é a vitória na mais importante das três Elimination Matches tradicionais da Survivor Series. Além disso, depois do recado bastante sem cabimento do Undertaker ao time, é meio improvável que eles percam. Mais que isso, com o próprio Shane lutando no time, é ainda mais improvável que percam. E sabe do pior? Eu tenho o pressentimento de que vai ser justo o mascote do time, Ellsworth, que vai proporcionar a chance de vitória pro Team SmackDown. E sabe do que mais? Eu já consigo até prever o discurso do AJ Styles e dessa gimmick (que realmente tá bem boa) de coletor dos achievments dizendo como o time azul venceu só por causa dele, o Ambrose jogando na cara dele que o Ellsworth foi mais útil e tudo isso desembocando no final da feud no TLC. E que tenhamos um Ambrose campeão de novo, amém.

Cruiserweight Championship Match

The Bryan Kendrick (c) vs Kalisto

Survivor Series

A aposta de Amethysto: Kalisto
A vontade de Amethysto: Kalisto

Sobre a Match

Na verdade, eu não acho que faça sentido o Kalisto vencer. Eu prefiro o Kendrick como campeão. Na realidade, eu queria o TJ Perkins dando uma surra no Kendrick e pegando o belt de novo. Melhor gimmick ever a de ser um personagem de vídeo-game antigo. Porra. TJ Perkins, cara! Porra! Mas enfim, voltando: o Kendrick tem esse jeito debochado, nojentinho, ele é um bom heel. E ele tem uma toalhinha de Undertale (se aquilo não for Undertale, eu não tenho a mais remota idéia do que possa ser). Mas com o panorama atual do Intercontinental Championship, pensar no CC sendo retido pelo RAW e no IC retido pelo Miz me deixa sem saber como diabos eles querem atrair público pra SmackDown. Eu acredito que, talvez, eles queiram transformar o Kalisto no sucessor do Rey Mysterio (nem que seja temporariamente) e, apoiado nisso, eles podem dar o belt pra ele.

Na realidade, eu acredito que eles queiram mover a Cruiserweight Division pra SmackDown pra tentar salvar a vida do show, que tá um fracasso (não sei na audiência, mas no conteúdo está sim. Ponto!). Um motivo extra para transferirem essa Division pro SmackDown seria talvez evitar encontros entre o Chris Jericho e o Sin Cara, por conta da briga no backstage semana passada – clique aqui.

Minha vontade é Kalisto vencendo pra SD melhorar. E pra termos uma Triple Threat Ladder Match pelo belt envolvendo o Perkins, o Kendrick e o Kalisto no próximo Pay-Per-View da SmackDown, o WWE TLC. NOSSA, ESSE É O MEU MAIS NOVO GRANDE SONHO DESDE CINCO MINUTOS ATRÁS! O medo que me dá é o Corbin aparecer pra cagar a match do Kalisto, já que o Corbin é o babaquinha do “foda-se, num ligo pra ninguém, sô lobo solitáriu, sô mau”. Bom, tomara que não. Torço muito pra minha dream Ladder Match. Torçam comigo, sim? <3

Traditional 5 on 5 Survivor Series Elimination Match


TEAM RAW
 (da esquerda para direita) Nia Jax, Sasha Banks, Charlotte, Bayley e Alicia Fox

TEAM SMACKDOWN (da esquerda para direita) Carmella, Becky Lynch, Nikki Bella, Alexa Bliss e Naomi – w/ Natalya

Survivor Series

A aposta de Amethysto: Team Raw
A vontade de Amethysto: Team Raw

Sobre a Match

Não sou um fã da Women Division. Não é minha praia. Assisti a HIAC da Sasha vs Charlotte e adorei apesar do final mais escroto possível, acho realmente que a division sofreu uma revolução e elas merecem respeito. Mas não é minha praia. Então como posso eu justificar minha aposta? Simples: acredito que o Raw terá duas vitórias sobre o SmackDown, enquanto que o SmackDown terá a vitória mais importante sobre o Raw. Isso equilibraria as coisas, certo? Além disso, eu vejo uma Women Division mais forte na brand vermelha em termo de presença. Sasha Banks e Charlotte acabaram de fazer história, Bayley é a queridinha do povo e Nia Jax é um trator sem freio varrendo o chão com geral. No meu panorama, o time azul está mais fraco. Agora, a minha vontade de ver o Team Raw vencer se resume a uma pessoa: Nia Jax.

Eu sou um cavalo guy. Quando vem um brutamontes porradeiro, eu já acho o sujeito legal, na maioria das vezes. Eu curto o Strowman. Eu curto a Nia Jax. E eu quero ver ela desbancar o time azul e se projetar pro Main Event das minas. E é isso.

“Fantasy Warfare Just Got Real” Singles Match

Goldberg vs Brock Lesnar (w/ Paul Heyman)Survivor Series

A aposta de Amethysto: Goldberg
A vontade de Amethysto: Goldberg

Sobre a Match

Eu não gosto do Brock Lesnar. Eu nunca gostei, eu nunca vou gostar. Eu não acho ele talentoso, eu não acho ele um bom showman, eu sinceramente não acho que ele devia estar ali. A única coisa que ele tem é estatura, um corpo bombado e uma cabeça esquisita que bota medo. Mas tudo isso é supervalorizado pela existência do Paul mítico Heyman. Eu tive vontade de cuspir no olho do Vince quando eles bookaram o Lesnar conquistando a Streak do Undertaker. Aquilo foi desprezível, desnecessário, digno de um Stupid Idiot. Brock Lesnar é um ogro idiota que não merecia nem 1/3 do que ele tem na WWE. É o típico caso do qual o mestre CM Punk sempre reclamou: sujeitos que aparecem uma vez a cada seis meses, lutam, vencem, e tiram o prestígio e a oportunidade daqueles que estão lá toda semana, botando a saúde em risco pra entreter as pessoas. Isso é Brock Lesnar.

E isso é a minha justificativa pra querer que o Goldberg espanque o Brock na Survivor Series. O motivo que eu acho que isso pode acontecer é que o Lesnar vem de uma sequência de vitórias grande. Ele abafou o retorno do Orton depois de nove meses surrando ele no ringue, por exemplo.

Atualmente, as chances do Lesnar perder pra alguém são muito pequenas, mas ele não pode ser uma força invencível. Se o mítico Goldberg vence o Lesnar, isso não vai fazer com que o Lesnar pareça fraco ou desvalorizado, afinal, porra, é do Goldberg que estamos falando! E, por isso, essa é uma boa chance de dar uma derrota pro Lesnar sem fragilizar a imagem dele. É uma boa chance de fazer as pessoas comprarem a pré-venda do WWE 2K17 pra poder jogar com o Goldberg! É bom pros negócios, é bom pra storyline, e é bom pro Amethysto, então eu não vejo por que não. E quer saber? Ainda acho que o Heyman apanha de novo, só pra fechar bonito a Survivor Series!

Bom, as minhas expectativas é de uma Survivor Series que pode surpreender. A idéia de brincar de splitar as brands de novo depois de tanto tempo e de instaurar um clima de competição entre elas é interessante, porque tudo pode mudar a todo momento! A Cruiserweight Division pode ir pro SmackDown assim, de repente, com um Kalisto from outta nowhere! O IC pode ir pro Raw e valorizar mais o midcard da brand, que tá sensacional. Uma Survivor Series com clima de Bragging Rights, isso é bem interessante. Eu tenho boas expectativas pro Pay-Per-View (apesar de ter muitos medos com relação ao futuro do Main Event do SmackDown, o que não tem nada a ver com o foco do assunto, então eu nem sei por que comentei isso, mas agora você já leu). A ordem das matches acho que vai ser do jeito que eu coloquei. Assim, a match da Women Division ainda ganha um foco extra por ser ela que desempatará a disputa entre brands. Resta assistirmos o Pay-Per-View no domingo.

Eu pretendo assisti-lo na segunda-feira, a minha fonte para assistir qualquer coisa relacionada a WWE é o site DesiRulez. Basta tacar no Google e ser feliz. Eu poderia tentar assinar a Network, mas não gasto mais um tostão com a WWE desde que cagaram com o CM Punk e ele se mandou. Salvo raríssimas exceções, como minha camisa do New Day e a que estou namorando recentemente, a camisa da “The List of Jericho”. Tenham todos uma boa Survivor Series, se a WWE permitir!

E se você é um leigo que se aventurou por esse emaranhado de termos que você não entendeu, fique atento para o Glossário abaixo! E agora o eloquente Amethysto se despede com a certeza de que você sentirá mais falta dele do que ele a sua.

THE GLOSSARY OF AMETHYSTO
Read it in, maaaaaaan!

  • WWE= A World Wrestling Entertainment é a maior multi-nacional de Pro-Wrestling (PW) do mundo. Mas não é a única. Existe a TNA, a ROH, a NJPW (que, inclusive aparece no anime Tiger Mask W), e por aí vai. A WWE é só a maior empresa e a mais famosa.
  • WWE Superstar= Nome dado aos wrestlers homens ou mulheres que trabalham na WWE.
  • Tag Team= Basicamente, duplas. Uma Tag Team é uma dupla de wrestlers. Um combate Tag Team é um combate entre duplas (neste caso, pode ser dois wrestlers solo que formaram uma dupla para um combate específico, não que eles atuem como Tag Team normalmente).
  • Survivor Series, Bragging Rights e WWE TLC = Ambos são eventos Pay-Per-View da WWE. O Bragging Rights acontecia em Outubro, mas só durou dois anos, a Survivor Series costuma acontecer em Novembro e a WWE TLC em Dezembro.
  • Card do PPV = É o conjunto de matches que acontecerão naquele determinado PPV.
  • Brand = São as marcas dos shows. RAW é a brand vermelha e SmackDown é a brand azul. RAW acontece nas segundas e SmackDown nas terças.
  • Match = É o nome dado às lutas, aos combates.
  • “Are you ready? ……. NO!!! I SAID… ARE!! YOU!! READYYYYYY?!?!!?!” = Clássico bordão da tag team / stable D-Generation X.
  • Stable = É uma tag team, mas com mais de dois membros. Um grupo de três ou mais já é considerado uma stable.
  • Divisions = Woemen Division são as mulheres que lutam na WWE, assim como Tag Division seriam as tag teams que lutam na WWE e Cruiserweight Division são os wrestlers cruiserweights que lutam na WWE. O resto é os superstars normais.
  • Team Hell No = Tag Team formada por Daniel Bryan e Kane faz alguns anos, sendo que ambos não gostavam um do outro e brigavam constantemente.
  • (c) = Utilizar isso ao lado do nome de um wrestler no anúncio de uma match significa que ele é o campeão antes da luta acontecer. Ele está indo para a luta como champion.
  • Feud = É a rivalidade entre dois ou mais wrestlers. Por exemplo, atualmente, temos uma feud do Dean Ambrose com o AJ Styles envolvendo o WWE Championship.
  • Gimmick = É o personagem em si. Por exemplo, se um wrestler é vilão ou mocinho, isso faz part da gimmick. Se ele tem um bordão X ou Y, isso faz parte da gimmick. Um excelente exemplo de gimmick forte é a do Undertaker. O cara é um coveiro, todo o discurso dele é voltado pra temas fúnebres, o bordão dele é o “Rest in Peace”, o jeito que ele faz uma pinfall depois do finisher, tudo isso compõe a gimmick dele de “The Dead Man”.
  • Pinfall= Quando um wrestler é derrubado, o outro pode fazer a pinfall (também chamada de pin), que é deitar em cima do cara que está caído, normalmente enganchando uma de suas pernas, pra que o Referee conte até 3. Caso a contagem seja concluída, a luta encerra.
  • Referee = É o nome dado ao juiz da match.
  • w/ = Quando se tem este termo no anúncio de uma match no card, significa que o nome que está à direita do termo é uma pessoa que vai acompanhar a luta no corner do nome que está à esquerda. Por exemplo “The Miz (w/ Maryse)” significa que a Maryse irá entrar na arena com o Miz, mas ficará do lado de fora do ringue, no corner do Miz, acompanhando a match. Esta pessoa não poderia participar da luta, mas, muitas vezes, participa rapidamente sem o referee ver.
  • Corner = É um dos cantos do ringue.
  • Roster = É o grupo de wrestlers que trabalha exclusivamente em um dos shows. É como se fosse futebol. Você tem o roster do Palmeiras e o roster do Vasco. Mas, em determinado ano, um membro do time do Palmeiras pode sair. Pode entrar um novo. Ou um jogador do Vasco pode ir jogar no Palmeiras. O roster do RAW são os superstars que estão no RAW atualmente, e o roster do SmackDown é quem tá lá atualmente.
  • Belt = É o cinturão. A diferença entre belt e Championship é que o belt é o cinto mais físico mesmo, e o Championship é algo mais simbólico… mas, na prática, dá no mesmo, quem leva o Championship vira Champion e leva o belt.
  • Atuais Championships da WWE = WWE World Championship (WWEC), WWE Universal Championship (UC), RAW Tag Team Championship (RAW TTC), SmackDown Tag Team Championship (SD TTC), Intercontinental Championship (IC), United States Championship (USC), RAW Woemen Championship (RAW WC), SmackDown Woemen Championship (SD WC) e Cruiserweight Championship (CC).
  • Heel = O termo heel é utilizado para designar os wrestlers que fazem o papel de vilões. Ser um heel significa que ele provavelmente vai usar golpes baixos, trapaças, seu discurso será mais ofensivo e ele tentará provocar vaias da crowd. Quando um face se transforma em heel, dizemos que houve um heel turn.
  • Face = Em contrariedade com o termo heel, os faces (ou babyfaces) são os wrestlers do bem, os que lutam limpo, e normalmente (COF COF Roman Reigns COF) são queridos pela crowd. Quando um heel vira face, dizemos que houve um face turn.
  • Crowd = É a platéia, o público.
  • Ladder Match = É uma luta em que são permitido o uso de Ladders (escadas). Caso haja uma disputa por cinturão ou por qualquer outra coisa, esta coisa ficará pendurada em cima do ringue, e a luta não termina com pinfall ou submission, mas sim com um dos wrestlers escalando a escada e pegando o que quer que seja que esteja pendurado.
  • HIAC = Sigla para Hell In A Cell. É um tipo de match da WWE, que também possui um Pay-Per-View temático dela de mesmo nome.
  • Main Event= É o evento principal, que encerra o show. Achei necessário explicar porque a WWE possui (ou possuía, sei lá, ninguém via essa bosta) um show semanal chamado WWE Main Event, que era bem maomenos.
  • Vince = Vince McMahon é o dono da WWE. Atualmente a empresa está em processo de transição de gerações e o futuro dono provavelmente será o casal Triple H e Stephanie McMahon.
  • Booker = Os bookers são a equipe criativa da WWE. Eles definem gimmicks, definem quem vai feudar com quem, como será a feud, elaboram as matches, como irão acabar, que wrestler fara que promo. Se WWE é combinado, quem arquiteta isso são os bookers. E a isso se atribui o verbo neologista bookar.
  • Promo= Uma promo é quando os wrestlers usam microfone pra falarem algo. Se, por exemplo, o John Cena vai ao ringue, pega um microfone pra celebrar uma vitória ou para atacar verbalmente um outro wrestler, isto é uma promo. Promos sempre serão texto, discurso verbal, que pode, talvez, acabar culminando em troca de golpes ou no início de uma match.
  • Stupid Idiot= Maneira como Chris Jericho se refere a todos que ele não gosta. Não queira ser um Stupid Idiot. Não é bom ser um Stupid Idiot. Amethysto não é um Stupid Idiot.
  • A Streak do Undertaker = Se refere ao fato de que, durante 21 anos, o Undertaker nunca havia perdido uma luta no maior PPV da WWE, a WrestleMania. Ele estava 21-0 quando perdeu para Brock Lesnar, sendo este um dos piores e mais descabidos momentos da história da WWE. Atualmente, a Streak está 23-1.
  • From Outta Nowhere = Em tradução literal, “do nada”. Mas o termo ficou conhecido por causa do RKO, finisher move do Randy Orton, que, normalmente, pode ser realizado realmente do nada.
  • The List of Jericho= É a lista onde Chris Jericho anota tudo que ele não gosta e o nome das pessoas que ele não gosta. Não queira estar na lista. Não é bom estar na lista. Amethysto não está na lista.
  • Fatal 5-Way Match= Tipo de luta que envolve 5 wrestlers si contra si. Assim como a Fatal 4-Way é uma luta de 4 wrestlers si contra si e uma Triple Threat Match é uma luta de 3 wrestlers si contra si. A luta encerra via pinfall ou submission.