Liga da Justiça | A Legião do Mal vai para o cinema?

0

Vinheta da Mãe SerpenteApesar de tentar limpar a casa e preparar o terreno para dias melhores, o desempenho de Liga da Justiça (Justice League, 2017) está muito abaixo do esperado. Isso é um problema, porque os executivos da Warner se importam apenas com os fãs as críticas dinheiro. O que é uma pena, já que um próximo filme da Liga tem um potencial enorme de ser a melhor coisa já produzida dentro do universo de super-heróis. E isso quem afirma é a Mãe, que ainda tem pesadelos com Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016). Apenas como um aviso para quem não leu o último artigo, sobre os Novos Deuses da DC: agora que o filme foi lançado há mais de uma semana, spoilers são bem vindos. Então, se não quiser saber como Liga da Justiça introduz a Legião do Mal, fuja para as montanhas!

Ao contrário de Batman vs Superman (2016), Liga da Justiça focou em uma linha narrativa única e coesa, e guardou as surpresas para o pós-crédito, ao invés de colocar no meio do filme uma cena confusa e sem sentido para quem não lê quadrinho. A cena em questão mostra que Lex Luthor, agora careca como deve ser, escapou da prisão. Em um iate de luxo, Lex espera um convidado de peso: Slade Wilson, o Exterminador (Deathstroke). Em uma indicação clara de seus planos, Lex conta para Slade que os heróis estão formando uma Liga, e pergunta para o companheiro de crime se eles, os vilões, não deveriam fazer o mesmo. Isso só pode significar a formação de uma Legião do Mal nos cinemas.

O que é a Legião do Mal?

Formada por Lex Luthor, a Legião do Mal é um grupo de super vilões que se reuniu para combater os Superamigos. Isso mesmo, naquele desenho da década de 70 com os Super Gêmeos e o Chefe Apache, personagens inclusive que foram inventados especialmente para a série. Surgida na terceira temporada do desenho, a Legião do Mal tinha, inicialmente, treze integrantes: Lex Luthor, Charada (Riddler), Sinestro, Brainiac, Solomon Grundy, Homem-Brinquedo (Toyman), Gorilla Grodd, Cheetah, Arraia Negra (Black Manta), Espantalho (Scarecrow), Capitão Frio (Captain Cold), Bizarro e Giganta.

Coleção de bonecos inspirados na Legião do Mal, ou Legion of Doom), o grupo de supervilões da DC. Lex Luthor, Charada, Sinestro, Brainiac, Solomon Grundy, Homem-Brinquedo (Toyman), Gorilla Grodd, Cheetah, Raia Negra (Black Manta), Espantalho (Scarecrow), Capitão Frio (Captain Cold), Bizarro e Giganta.
O objetivo da série Superamigos era vender bonecos. Não é à toa que todos os membros da Legião do Mal viraram artigos de colecionador. Quantos vilões você consegue reconhecer? (PS: Grodd já viu dias melhores.)

O grupo de super-vilões tinha ainda uma base secreta, chamada de Nave da Destruição. A base fica localizada no Pântano da Matança, uma região próxima a Gotham, onde Solomon Grundy ressurgiu com seus poderes.

Imagem da Nave da Destruição, a base da Legião do Mal, o time de vilões da DC.
Sim, a Nave da Destruição parece com o Darth Vader.

Os vilões da Legião do Mal foram cuidadosamente escolhidos das páginas dos quadrinhos para servirem de antagonistas para os principais heróis dos Superamigos: Superman, Batman, Flash, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde. Para uma adaptação para os cinemas, a Warner deve primeiro pensar em vilões que estejam adaptados para os membros atuais da Liga da Justiça. Seria bom também escolher apenas um vilão para cada herói, e assim produzir um filme mais consistente. Muitos personagens novos em um mesmo filme não é uma ideia que ajude na coesão; e a DC não quer perder o mesmo tempo que a Marvel no cinema para construir seu universo aos poucos. Mas quem seriam os vilões escolhidos?

Legião do Mal vs Superman

Assim como em Superamigos (Superfriends, 1973 – 1985), a versão dos cinemas da Legião do Mal também tem como mentor Lex Luthor. Lex é um dos maiores inimigos de Kal-El, e a escolha do vilão que fará frente ao Homem de Aço parece óbvia. Mas talvez a presença confirmada de Lex como mentor não descarte a introdução de outros vilões clássicos.

Nesse caso, podemos pensar em uma aliança intergalática com Brainiac, o computador alienígena que quer coletar todo o conhecimento do universo, e coleciona as maiores cidades dos planetas que destrói. Brainiac possui a versão miniaturizada de Kandor, a capital do planeta Krypton, com todos seus habitantes. Não é raro que Brainiac ameace a vida dos cidadãos kryptonianos como forma de chantagear Superman. E o fato de ser um supercomputador torna os punhos superpoderosos de Kal-El pouco efetivos para combater essa ameaça.

Imagem mostra o vilão da DC Brainiac.
Brainiac.

Outro vilão da versão original da Legião do Mal que pode aparecer pela primeira vez em um filme live-action é Bizarro. Em algumas estórias de origem, Bizarro vem de uma dimensão onde tudo é invertido. Em outros, ele é um experimento fracassado de Lex Luthor quando o gênio tentou fazer uma cópia Superman para lhe servir. De qualquer forma, Bizarro possui os poderes do Homem de Aço, mas entende tudo o que falam da forma contrária, e por isso acha que ações malignas são na verdade boas. Bizarro pode ser uma das poucas maneiras de conter o poder quase ilimitado do Superman dos filmes.

Imagem mostra o vilão da DC Bizarro.
Bizarro.

Legião do Mal vs Batman

O inimigo do Batman na versão cinematográfica da Legião do Mal também parece ter sido escolhido: Slade Wilson. O Exterminador é o mercenário mais eficiente dos quadrinhos da DC. Slade possui habilidades superiores às de seres-humanos normais, por conta de um soro que injetou em si próprio. Além disso, Slade é um estrategista nato, possui equipamentos de ponta, e é treinado em dezenas de artes marciais. Um inimigo à altura do Homem-Morcego, tanto física quanto intelectualmente. Com os recursos de Lex Luthor para construir seus próprios veículos e equipamentos, será difícil deter o Exterminador dos cinemas.

Imagem mostra o vilão da DC Exterminador (Deathstroke).
Exterminador.

Como a galeria de vilões do Batman é a mais interessante da DC, no caso de uma Legião do Mal com mais membros, é provável que vejamos outros inimigos clássicos. As interrogações do Charada, por exemplo, aparecem pichadas nas ruas de Gotham, em Batman vs Superman. E em Liga da Justiça Alfred lembra a simplicidade de combater pinguins de corda explosivos, uma arma que é a assinatura do Pinguim. Com o (péssimo) Coringa de Jared Leto, já temos a confirmação de que pelo menos mais três vilões clássicos existem no universo dos filmes.

Imagem mostra os vilões da DC Charada (Riddler), Pinguim (Penguin) e Coringa (Joker).
Da esquerda à direita: Charada, Pinguim e Coringa.

Legião do Mal vs Mulher-Maravilha

A escolha mais óbvia de inimigos da Mulher-Maravilha para compor a Legião do Mal é Cheetah, a mais antiga rival de Diana Prince. Também conhecida como Mulher-Leopardo, a personagem já esteve ligada a diferentes mulheres, todas extremamente acrobáticas e especializadas em combate corpo-a-corpo. O traje da Cheetah, em algumas ocasiões, guarda ferramentas que a ajudam a superar os poderes da Mulher-Maravilha. Outra vilã da formação original da Legião do Mal, Giganta teve diferentes estórias de origem, mas é sempre uma mulher super forte, e capaz de mudar seu tamanho para ficar… giganta.

Imagem mostra as vilãs da DC Cheetah e Giganta.
Da esquerda à direita: Cheetah e Giganta.

No entanto, em Mulher-Maravilha (Wonder Woman, 2017) Diana foi capaz de enfrentar Ares sozinha, e derrotar o deus. Talvez o inimigo mais apropriado para fazer frente a essa poderosa Mulher-Maravilha seja outra entidade mística. Nesse caso, é possível que Circe concorde em ajudar Lex Luthor a destruir sua arqui-inimiga. A feiticeira acredita que a morte de Diana é parte de uma profecia que vai garantir poderes além da imaginação para ela, o que coloca um alvo enorme nas costas de Diana.

Imagem mostra a vilã da DC Circe.
Circe.

Legião do Mal vs Aquaman

Nenhum outro vilão do Aquaman é mais adequado para estar na Legião do Mal do que Arraia Negra. Pirata, mercenário, caçador de tesouros. David Hyde está disposto a matar Aquaman a qualquer custo, e se tornar soberano nos oceanos. Para isso, David desenvolveu uma roupa de mergulho especial, que lhe dá força, resistência e velocidade sobre humanas, e faz com que os poderes do Aquaman sejam colocados à prova. A armadura do Arraia Negra permite que ele respire debaixo d’água, e resista à pressão do frio do fundo do oceano. A armadura também emite ondas que impedem Aquaman de se comunicar com as criaturas do oceano. Entre as armas à sua disposição estão torpedos, arpões e raios de energia. Extremamente violento e calculista, o Arraia Negra só precisa do financiamento de Lex Luthor para se tornar uma ameaça real ao Rei dos Sete Mares.

Imagem mostra o vilão da DC Arraia Negra (Black Manta).
Arraia Negra.

Legião do Mal vs Flash

A galeira de vilões do Flash inclui uma série de personagens estranhos. É difícil de acreditar que o Homem Mais Rápido do Mundo tenha realmente dificuldade de se desviar do tiro de uma arma de gelo, por exemplo (desculpe, Capitão Frio). Não é à toa que a cena que mostra o Flash capturando Capitão Bumerangue, em Esquadrão Suicida, seja tão curta. Membro original da Legião do Mal, Gorila Grodd representa um outro nível de perigo. O gorila é um criminoso da Cidade dos Gorilas, um local tecnologicamente avançado localizado na África, e escondido dos humanos por campos de força que desviam a luz. A sociedade dos gorilas não é apenas mais avançada que a dos humanos em sua tecnologia, mas Grodd possui uma inteligência acima da média até para seus compatriotas. Além disso, Grodd adquiriu poderes psíquicos com o tempo. E não adianta correr, Flash, se você não pode se esconder.

Imagem mostra o vilão da DC Gorila Grodd (Gorilla Grodd).
Gorila Grodd.

Barry Allen já mencionou em Liga da Justiça que sabe se comunicar com gorilas por linguagem de sinais. O que pode indicar que o Flash dos cinemas já conhece Grodd. Ou mesmo que a origem de Grodd será modificada, para se tornar um experimento, ao invés do gorila ser parte de uma cidade secreta na África. Uma solução parecida com a do seriado The Flash (2014 -). Grodd é uma ameaça séria à Liga da Justiça, e chegou a desenvolver uma versão moderna da Legião do Mal, chamada Sociedade Secreta, no desenho Liga da Justiça (2001 – 2004) e Liga da Justiça Sem Limites (2004 – 2006).

Legião do Mal vs Ciborgue

Faz pouco tempo que Ciborgue é um membro da Liga da Justiça. Antes de 2011, o herói era parte dos Jovens Titãs (Teen Titans). Por isso não existe uma galeria de vilões muito consolidada para Ciborgue. Boa parte de seus arqui-inimigos são, na verdade, arqui-inimigos dos Jovens Titãs ou da Liga da Justiça. Mas alguns nomes seriam perfeitos para equilibrar a proeza tecnológica do Ciborgue dos cinemas. Uma versão melhorada de Gizmo, por exemplo, seria perfeitamente adequada para a Legião do Mal. Gizmo é um gênio inventor, capaz de transformar qualquer peça eletrônica em parte de armas de destruição em massa, e no combate contra os Jovens Titãs, tentou controlar o corpo de Ciborgue diversas vezes. Outro inimigo recorrente dos Jovens Titãs, Doutor Luz (Doctor Light), seria um perigo óbvio com sua habilidade de absorver energia do ambiente a seu redor.

Imagem mostra os vilões da DC Gizmo e Doutor Luz.
Da esqueda à direita: Gizmo e Doutor Luz.

Por ser um herói com implantes tecnológicos, o mundo da robótica é o local de onde os vilões de Ciborgue podem surgir. Alguns inimigos clássicos de Superman, então, seriam antagonistas poderosos para Ciborgue. Brainiac, como um super computador alienígina, pode hackear Ciborgue, por exemplo. Metallo é outra escolha óbvia. Um ciborgue energizado por kryptonita, Metallo possui força, resistência e velocidade capazes de rivalizar com a Liga da Justiça. Em versões mais recentes, Metallo também tem a habilidade de se fundir com qualquer objeto eletrônico, da mesma forma que Ciborgue.

Imagem mostra o vilão da DC Metallo.
Metallo.

Legião do Mal vs Lanterna Verde

Não deve demorar muito para que um Lanterna Verde se una à Liga da Justiça. Na batalha da Terra contra a primeira tentativa de invasão de Lobo da Estepe, em Liga da Justiça, é possível ver um Lanterna unindo forças com a amazonas, os atlantianos e até mesmo deuses gregos, como Zeus e Artemis. É provável que o Lantera Verde oficial dessa versão da Liga seja Hal Jordan. Mas a Mãe irá torcer por John Stewart até o último momento.

Com um Lanterna Verde na Liga, uma série de vilões podem se unir a Lex Luthor em sua Legião do Mal. A escolha mais óbvia é Sinestro, a mente por trás da criação dos Anéis Amarelos, capazes de manipular medo ao invés de Força de Vontade. Sinestro é arrogante, e não se incomoda em se aliar com seres que ele considera inferiores para alcançar seu objetivo de destruir Hal Jordan. Não existe escolha melhor de vilão para introduzir o vasto universo dos Lanternas nos cinemas.

Imagem mostra o vilão da DC Sinestro.
Sinestro.