Guardiões da Galáxia Vol.2 | Quem é Adam?

0

Vinheta da Mãe SerpenteFoi o Náusea quem prometeu na resenha dele de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2). Mas é a Mãe quem vai cumprir! Perdoem o camarada. Carcaju bebeu demais, ativou o lança-chamas do braço metálico dele e colocou fogo em metade do Bar do Náusea. E se você acha que os corretores de seguro da Terra são ruins, nem imagina como são os interdimensionais. Ontem já falamos da cena extra do Stallone, e de como a aparição de Stakar e seu grupo pode significar um futuro mais cósmico para o Universo Cinematográfico Marvel. Hoje vamos ter que falar de mais uma personagem potencialmente desconhecida: Adam Warlock.

Quem é Adam Warlock?

Adam Warlock surgiu em 1967 nos quadrinhos do Quarteto Fantástico. Fruto de experimentos genéticos para criar um ser perfeito, ele nasceu, ainda sem nome, com habilidades sobre-humanas, como força, resistência, velocidade e inteligência. Os poderes de Adam Warlock, que o tornam tão poderoso, também passam pelo seu controle de certos princípios da magia. Como já diria o Náusea: apelão!

Infelizmente, a criação artificial de Adam deu a ele pouco senso moral. Isso fez com que o ser entrasse em confronto com Thor e outros heróis da Marvel nos seus primeiros anos de vida. Não demorou muito, no entanto, para que Adam Warlock assumisse a alcunha de herói, frequentemente batalhando contra ninguém menos que Thanos, o Titã Louco. É ele quem consegue reunir as forças da Marvel contra o Titã, quando Thanos finalmente coleta todas as seis Joias do Infinito em sua Manopla. E isso porque é Adam quem detém, regularmente, o poder de uma das Joias mais poderosas: a Joia da Alma. Como o nome já deixa a entender, a Joia da Alma é capaz de absorver e aprisionar a alma de qualquer ser, e por isso é uma arma extremamente perigosa.

Adam nos Guardiões da Galáxia Vol. 2

Em uma da cinco (não dá para não repetir, CINCO!) cenas extras de Guardiões da Galáxia Vol. 2, Ayesha, líder da raça dos Soberanos, anuncia sua nova criação: Adam. Não existe outro Adam que se enquadre melhor nos propósitos de Ayesha, nem na narrativa da Marvel.

Em primeiro lugar, nos quadrinhos, Ayesha é uma espécie de clone de Adam Warlock. Muita coisa mudou na versão do MCU, inclusive a ordem de aparição de cada uma das personagens. Mas, como a raça dos Soberanos introduzida nos filmes gira em torno do conceito de perfeição, não é difícil imaginar que o ser mais perfeito a ser criado será justamente Adam Warlock.

Guardiões da Galáxia
Da esquerda para a direita: Gamora, Rocket Racoon, Senhor das Estrelas, Adam Warlock, Drax, Phyla-Vell. Outra ligação digna de nota: Adam Warlock é membro fundador da equipe de 2008 dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos, a mesma equipe que baseia os filmes.

Além disso, para que Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity Wars) aconteça ano que vem, Thanos deverá ser capaz de coletar cada uma das seis Joias do Infinito. Na versão cinematográfica, cinco desses artefatos já apareceram.

  • A Joia do Espaço, ou Tesseract, guardada no cofre de Asgard
  • A Joia da Mente, o ex-Cetro do Loki, agora na testa do Visão
  • A Joia da Realidade, o Éter, sob a posse do Colecionador
  • A Joia do Poder, no Orbe deixado pelos Guardiões com a Nova Corp
  • A Joia do Tempo, ou o Olho de Agamotto, vigiada pelo Doutor Estranho

Qual a única Joia que não apareceu nos filmes, até então? Justamente a Joia da Alma, sempre associada com Warlock. É provável, então, que a cena extra de Guardiões da Galáxia Vol. 2 não seja retomada apenas em um terceiro filme da franquia. Mas, com menos de um ano para Guerras Infinitas, talvez essa cena indique qual será o centro narrativo do próximo filme dos Vingadores: Adam Warlock, portador da última Joia.

 O Adam já apareceu em outros filmes?

Uma outra referência direta, na cena extra, à existência de Adam é o sarcófago mostrado por Ayesha. Esse sarcófago faz uma alusão direta ao casulo utilizado por Adam para se regenerar e rejuvenescer. Sim, além de apelão, o herói é potencialmente imortal.

Guardiões da Galáxia Adam Warlock
O sarcófago que detém o ser perfeito criado por Ayesha.

Acontece que essa não é a primeira vez que vemos um casulo que se parece com aquele utilizado por Adam Warlock. Um casulo ainda mais próxima da versão dos quadrinhos apareceu na cena pós-crédito de Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, 2013), e de novo em Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014). Em ambas as aparições, o casulo fazia parte da exposição do Colecionador. E James Gunn em pessoa confirmou que o casulo pertence, de fato, a Adam Warlock.

Isso pode significar duas coisas. OU a inclusão do casulo servia apenas de um easter-egg para os fãs, e não havia, naquele momento, a intenção de utilizar a personagem na grande narrativa do MCU. OU existem duas fontes diferentes para o surgimento de Adam Warlock: o casulo do Colecionador e o sarcófago de Ayesha. Nesse último caso, talvez seja uma boa oportunidade de explorar uma origem diferente para o lado maligno de Adam, também conhecido como Magus. Quem sabe essas duas origens significam um confronto entre duas personagens superpoderosas e não anunciadas, já no ano que vem?

Nada ainda é muito certo em relação a Vingadores: Guerra Infinita. Mas uma simples cena extra de Guardiões da Galáxia Vol. 2 já dá muito o que falar. E aumenta ainda mais as esperanças de que o filme ultrapasse qualquer expectativa e surpreenda os fãs.