Falange Resenha | Hidden Dreams (Hollow Knight)

0

Mãe SerpenteFevereiro teve uma das melhores surpresas do ano. Se não a melhor. Um pouco por acaso, a Mãe conheceu um jogo independente chamado Hollow Knight. Em sua resenha de Hollow Knight, a Mãe destacou todos os pontos que fazem desse um dos melhores jogos do último ano: animação em 2D belíssima, trilha sonora original perfeita, um mundo detalhado, controles responsivos, um nível de dificuldade alto sem ser artificial. Além, é claro, das características clássicas de um excelente metroidvania, como aumento da exploração por ferramentas, segredos, colecionáveis e batalhas memoráveis contra mestres. O primeiro DLC do jogo, Hidden Dreams, foi distribuído de forma gratuita pela Team Cherry. O pacote de expansão acrescenta poucos recursos. Esses recursos, no entanto, tornam a experiência de Hollow Knight perfeita, ao elimininar o único problema original do jogo.

Backtraking e mobilidade

Como todo metroidvania, Hollow Knight depende de seu backtracking. Ou seja, é necessário retornar a lugares do mapa anteriormente visitados depois de adquirir uma ferramenta nova. Essa ferramenta dá acesso a novas salas, ou possibilita descobrir segredos. Porém, quando o mapa é muito extenso, ir e voltar de algum lugar pode se tornar uma tarefa tediosa, caso não haja sistemas eficientes para o transporte rápido. Hollow Knight possui dois tipos diferentes de sistema de transporte. Apesar disso, algumas regiões eram inalcançáveis por esses sistemas, se tornando mais problemático passar por certos lugares. Isso podia ser um incomodo, principalmente quando era necessário realizar determinadas missões, de levar um objeto para um ponto específico do mapa.

Hidden Dreams é uma atualização que resolve qualquer problema de mobilidade do jogo original. Primeiro, uma nova Estação de Besouro foi acrescentada ao mapa, justamente para um dos pontos em que a mobilidade era mais prejudicada. Além disso, a Dream Nail, a espada mística capaz de acessar o mundo dos sonhos, ganhou uma nova habilidade. Com a Dream Nail, é possível criar um ponto de acesso em qualquer lugar do mapa. Depois, é possível se teleportar para esse ponto de acesso de qualquer lugar, gastando um ponto de Essence. Para complementar essa novidade, agora inimigos comuns dão pontos de Essence de forma rara quando são derrotados. Antes de Hidden Dreams, existia apenas um número finito desse recurso no mundo.

Imagem do portal de sonhos em Hidden Dreams, DLC de Hollow Knight, Metroidvania da Team Cherry
O portal criado com a Dream Nail permite o transporte imediato para um ponto do mapa escolhido pelo jogador. Criar um novo portal desfaz o anterior.

A habilidade da Dream Nail só é habilitada ao fim do jogo, ou seja, justamente o momento em que o jogador começa a explorar cada canto do mundo em busca de seus segredos. Isso significa que, ao invés de desbalancear o jogo, e impedir a exploração, a nova habilidade é apenas um adicional extremamente positivo para que jogadores em busca de colecionáveis não se sintam entediados em cruzar o mapa a pé. Quem conhecer Hollow Knight agora, então, irá se deparar com uma experiência ainda mais satisfatória que antes.

Hidden Dreams | Sonhos Escondidos

Além de melhorar a mobilidade, o DLC também inclui dois novos mestres. Ambos os mestres de Hidden Dreams, ou Sonhos Escondidos, em bom português, são acessados com a Dream Nail. A espada mágica permite acessar sonhos e memórias, habilidade amplamente utilizada no jogo base. E agora, no DLC, é possível acessar o sonho de duas novas personagens. Primeiro, caso o jogador tenha salvado Zote e Bretta, um porão poderá ser encontrado na casa de Bretta. Lá, uma estátua de Zote em meio a velas forma um altar para o cavaleiro dos sonhos da personagem. É nessa estátua em que é possível encontrar a imagem que Bretta tem de seu amado: um guerreiro poderoso. Toda vez que é derrotado, o Zote dos sonhos se torna mais forte. E derrotar as 10 versões possíveis do mestre é um desafio para os melhores jogadores.

Imagem do mestre Grey Prince Zote de Hidden Dreams, DLC de Hollow Knight, Metroidvania da Team Cherry
O Lindo, Apaixonado, Assustador, Belo e Poderoso Príncipe Cinza Zote

Uma nova sala secreta também foi criada logo abaixo de onde se encontra Dung Defender, o cavaleiro que tenta defender o reino. Lá, Dung Defender dorme e, ao acessar seus sonhos, uma versão mais poderosa de sua batalha de mestre é ativada: o White Defender. De forma similar ao Zote dos sonhos, o White Defender possui 5 versões diferentes, uma mais forte do que a outra. A cada nova derrota, o jogador ganha acesso a linhas adicionais de diálogo, que permitem entender melhor as motivações de Dung Defender e, em consequência, aprender um pouco mais da estória do reino.

Imagem de Dung Defender dormindo em sala secreta de Hidden Dreams, DLC de Hollow Knight, Metroidvania da Team Cherry
Na nova sala secreta, Dung Defender dorme ao lado de estátuas dos Cavaleiros do Reino

São adições pequenas, mas que ajudam a compor o belíssimo panorama narrativo de Hollow Knight. Além de dar novos desafios para quem já terminou tudo o que o jogo oferece.

Gameplay da Mãe | Hidden Dreams

A Mãe testou os novos recursos de Hidden Dreams pela primeira vez no canal de YouTube da Falange. Você pode conferir abaixo os dois novos mestres, além do funcionamento da nova habilidade da Dream Nail.