E3 2017 | Veja tudo o que acontece no maior evento de games

0

Vinheta da Mãe SerpenteSaudações, falangeiros e falangeiras! Chegou o momento mais aguardado do ano para quem gosta de videogames: a E3. E para a E3 2017, você podem contar com uma cobertura ao vivo da Mãe Serpente em todas as principais conferências pelo Twitter da Falange. Depois de cada conferência, vai ao ar uma edição especial das Manchetes da Mãe com o resumo de tudo o que aconteceu, e os comentários da Mãe sobre a importância dos anúncios. As Manchetes da Mãe são publicadas no canal de YouTube da Falange, mas assim que os vídeos estiverem prontos, eles também serão atualizados nesse post. Ou seja, você pode seguir o Twitter da Falange e se inscrever no canal de YouTube para receber todas as novidades em primeira mão. Mas esse post também irá centralizar todos os links e informações.

E3 2017 | Conferência da EA

[Atualização 10/06 18h23]
Acabou a conferência da EA. Como já era esperado, a empresa anunciou as versões 2018 dos seus principais jogos esportivos: FIFA, NBA Live e Madden. O novo jogo da série Need For Speed, chamado Payback, também teve espaço na conferência. Um novo DLC de Battlefield 1, chamado In the Name of the Tsar também ganhou um novo trailer. As maiores novidades do evento foram A Way Out, desenvolvido em parceria com os criados de Brothers: A Tale of Two Sons, e um misterioso novo IP da Bioware chamado Anthem. Mais informações de Anthem devem chegar amanhã, na conferência da Microsoft. O grande destaque da conferência da EA na E3 2017 foi Star Wars Battlefront II, que terá um modo estória que fará parte do cânone da franquia.

Confira todas as novidades na edição especial das Manchetes da Mãe.

Veja abaixo as datas de lançamento dos jogos anunciados na conferência da EA.

E3 2017 | Conferência da Microsoft

[Atualização 11/06 23h03]
O lançamento de um novo console marcou o início da conferência da Microsoft. O Xbox One X será capaz de processar gráficos em 4k, e chega aos mercados mundiais em novembro desse ano, com um preço base de 500 dólares. Para celebrar o novo hardware, a conferência da Xbox exibiu 42 jogos ao longo de duas horas. Entre os principais destaques está Assassins’s Creed Origins, que confirma os vazamentos e irá se passar no Egito Antigo. Uma nova versão de Minecraft também será lançada, com gráficos correspondentes à nova geração. Pequenos títulos de grande sucesso também tiveram continuações confirmadas, como Life is Strange: Before the Storm e Ori and the Will of the Wisps.

Anthem, o novo projeto em parceria com a EA e a Bioware, também ganhou um trailer de gameplay detalhando mais sobre o jogo. Um pouco mais das mecânicas de Shadow of War foi mostrado, incluindo as melhorias do sistema nemesis, em comparação com o primeiro jogo, Shadow of MordorSea of Thieves também ganhou um novo trailer extendido de gameplay. E Cuphead finalmente tem uma data de lançamento: 29 de setembro. Infelizmente, a pressa em mostrar todos os jogos durante a conferência fez com que muitos títulos tivessem apenas poucos segundos de exibição, e apesar de confirmados, vários jogos não tem muitas informações disponíveis.

Veja a lista completa:

E3 2017 | Conferência da Bethesda

[Atualização 12/06 01h55]

A conferência da Bethesda foi simples, curta e direta. Doom e Fallout 4 irão ganhar uma versão em VR. Um novo sistema de mods, chamado Creation Club, foi desenvolvido para Fallout 4 e The Elder Scrolls: Skyrim. The Elder Scrolls: Legends irá ganhar uma atualização baseada em Skyrim. Quake Champions terá um campeonato em agosto, com um prêmio de 1 milhão de dólares.

As maiores novidades, previsíveis antes da conferência, são: uma nova estória no universo de Dishonored, chamada Death of the Outsider; o trailer de revelação de Evil Within 2; e o trailer de revelação de Wolfenstein II: The New Colossus.

Você também pode conferir a data de lançamento de todos os jogos anunciados.

E3 2017 | Conferência da Devolver Digital

[Atualização 12/06 03h37]
A Devolver Digital já havia dito que não apresentaria nenhum novo jogo na E3 2017. E eles cumpriram sua promessa. A conferência de meia hora foi substituída por um show de humor forçado. Seguido de uma transmissão ao vivo que continuava a fazer piadas com a indústria de videogames. Um motivo que pode ser considerado nobre, mas uma grande perda de tempo considerando o horário.

E3 2017 | Conferência da PC Gaming Show

[Atualização 12/06 16h15]
Mais uma conferência da E3 2017 sem grandes surpresas, e nada muito animador para mostrar. A PC Gaming Show reúne diversos estúdios e distribuidoras voltadas para jogos de computador. Acontece que boa parte dos títulos desenvolvidos para PC saem também para Xbox. Então, tivemos novas entrevistas, que não serviram para revelar muitas informações, de jogos como Middle-Earth: Shadow of WarPlayer Unknow’s Battlegrounds, Forza Motorsports 7, Sea of Thieves e The Last Night. Vídeos adicionais de projetos já muito conhecidos, como Total War: Warhammer II e Mount & Blade 2: Bannerlord também foram exibidos.

Um dos melhores momentos da conferência se deu na exibição do trailer de War of the Chosen, a próxima expansão de XCOM2. Alguns jogos indie ganharam destaque em meio a tanto informação repetida, como Ooblets, TunicGrift Lands. O uso de gravidade zero em jogos competitivos também ocupou boa parte da apresentação, com Echo Arena para o VR, e LawBreakers como um competidor direto de Overwatch. Para finalizar, em comemoração aos 20 anos de aniversário da franquia, Age of Empires irá ganhar uma versão remasterizada do primeiro jogo.

E3 2017 | Conferência da Ubisoft

[Atualização 12/06 18h39]
Agora a Mãe entendeu porque a E3 2017 pareceu tão decepcionante até o momento. Todas as melhores notícias estavam na conferência da Ubisoft. Como já era de se esperar, a Ubisoft lançou um novo trailer de Assassin’s Creed Origins, que mostra mais da ambientação do Egito Antigo. South Park: A Fenda que Abunda Força (The Fractured But Whole) também ganhou um novo trailer, e a confirmação de um lançamento em 17 de outubro. Haverá também um jogo para celulares específico da franquia, chamado Phone Destroyer. A conferência revelou o segundo jogo da série The Crew, a edição de Just Dance 2018 e uma expansão para Steep voltada para os Jogos Olímpicos. Tudo isso representa a parte menos interessante da conferência.

A parceria da Ubisoft com a Nintendo vai render um jogo de ação com Mario e os Rabbids, os coelhos lunáticos que surgiram nos jogos Rayman. O exclusivo do Switch de chama Mario + Rabbids: Kingdom Battle. Um outro jogo para o Switch, Starlink: Battle for Atlas, irá utilizar modelos reais de naves espaciais, com peças que podem ser trocadas no meio do jogo para dar vantagens contra inimigos. Far Cry 5 também teve novos materiais de divulgação, que incluem uma gameplay. Na gameplay, é possível entender como funcionará o combate junto de aliados, que poderão até mesmo serem controlados por um amigo, o que deve aprofundar a experiência de modo cooperativo da franquia.

A Ubisoft realmente estava desenvolvendo jogos inéditos. O primeiro deles se chama Skull and Bones, e se passa em um universo de piratas. Batalhas entre rivais podem incluir até uma dezena de navios, e o jogo possui mecânicas desenvolvidas diretamente para o coop. Criaturas marinhas gigantes também farão parte do jogo, que promete ser a experiência definitiva desse cenário. Outro novo jogo, muito mais misterioso, trata de transferência de memórias e horror. Transference tem pouquíssimas informações divulgadas, mas Elijah Wood, por algum motivo, fez parte do trailer de lançamento do projeto.

Para completar, a cereja do bolo da conferência foi o primeiro trailer de Beyond Good and Evil 2, que tem sua existência confirmada depois de 15 anos de lançamento do primeiro jogo. O trailer é emocionante, belíssimo, e a Mãe já está contando os minutos para o lançamento do jogo, que ainda não tem uma previsão.

E3 2017 | Conferência da Sony

[Atualização 12/06 23h22]
A Sony correspondeu às expectativas, e mostrou mais trailers de suas principais franquias. De certa forma, isso é um pouco decepcionante. Principalmente quando comparamos a conferência de hoje com as incríveis revelações do PlayStation na E3 2016. God of War ganhou um novo gameplay, com ainda mais referências à cultura nórdica; ganhou também uma data de lançamento vaga no início de 2018, adiando o lançamento prometido no ano passado. Outro jogo que supostamente sairia em 2017 é o Homem-Aranha da Insomniac. O novo trailer de gameplay é extremamente animador; a incerteza da data de lançamento, apenas 2018, muito menos. Detroit: Become Human também ganhou um vídeo de gameplay, mas não há qualquer previsão quanto a seu lançamento. Talvez o jogo ganhe mais atenção no fim do ano, durante a PlayStation Experience.

O trailer da nova estória de Uncharted, The Lost Legacy, traz mais informações de como os mitos hindus farão parte da narrativa. Já o primeiro DLC de Horizon Zero Dawn, The Frozen Wilds, traz uma besta poderosa que guarda uma montanha. Days Gone, que sai no fim do ano, tem agora um novo gameplay estendido. Por sua vez, o próximo jogo da série Monster Hunter, Monster Hunter World, foi anunciado. Uma experiência em VR de pesca no universo de Final Fantasy XV chega em setembro, sob o título Monster of the Deep. Já Shadow of the Colossus irá ganhar uma nova versão remasterizada, dessa vez para o PlayStation 4.

Uma série de outros pequenos jogos foi apresentada por meio de vídeos curtos, sem muita explicação. Logo, será necessário esperar as próximas semanas para realmente compreender do que se trata cada um desses projetos. Alguns dos títulos dessa lista são: Moss, The Impatient e Star Child. Novos vídeos de Destiny 2, Call of Duty WWII e Marvel vs Capcom: Infinite também foram divulgados.

E3 2017 | Conferência da Nintendo

[Atualização 13/06 14h15]
Terminou. Com o fim da conferência da Nintendo, os grandes anúncios da E3 2017 chegam ao fim. A Nintendo apostou em uma conferência curta, com novos vídeos de títulos já anunciados antes e algumas poucas novidades. Tivemos trailers de Xenoblade Chronicles 2, Fire Emblem WarriorsMario + Rabbids: Kingdom Battle. As funcionalidades multiplayer do Switch também foram destaque na apresentação, com campeonatos anunciados de Splatoon 2, ARMS e Pokkén Tournament DX. Uma versão de Rocket League foi anunciada para o Switch, o que deve aumentar ainda mais o catálogo da Nintendo focado no multiplayer.

Em relação a suas franquias mais famosas, a Big N parece apostar em títulos clássicos, reiventados para o Switch. Em 2018, teremos Kirby, e um Yoshi com gráficos inspirados na série Paper Mario. Metroid Prime 4 ganhou um teaser, mas ainda não há informações maiores sobre o jogo, nem sobre sua data de lançamento. Já sobre Pokémon, parece que os boatos de Pokémon Stars tinham algum fundo de verdade. Tsunekazu Ishihara, da Pokémon Company, confirmou que a empresa está desenvolvendo um título de RPG dos monstrinhos para o Nintendo Switch. Mas o jogo misterioso não deve ser revelado por mais um ano, pelo menos.

A Nintendo também apresentou os dois pacotes de expansão de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Além do já anunciado The Master Trials, uma segunda DLC chamada The Champion’s Ballad chega no fim do ano. Para finalizar a conferência, vimos um traler extendido da gameplay de Super Mario Odyssey, com fases que representam diferentes lugares do mundo, em diferentes épocas. Descobrimos também que o chapéu vivo utilizado por Mario na nova aventura torna o encanador bigodudo capaz de incorporar em inimigos diversos.

E3 2017 | Outras novidades

[Atualização 17/06 17h15]
Fora dos grandes painéis, a E3 ainda esconde muitas novidades nos salões de exibição. Principalmente com títulos independentes. Agora, no fim do evento, a Mãe pode apontar alguns dos projetos mais intrigantes, que foram oficialmente apresentados, ou que ganharam novas demos jogáveis ao longo da última semana. Unto the End é um jogo recém anunciado, inspirado em cenários nórdicos, que pretende contar uma estória de vingança com exploração e combates em 2D. A perspetiva 2D também será utilizada por Unruly Heroes, uma nova adaptação de “Jornada para o oeste”, um dos contos populares chineses mais famosos. Unruly Heroes terá quatro personagens jogáveis, e um modo cooperativo disponível para até quatro jogadores; impossível não encontrar semelhanças diretas com a série Trine, o que é uma excelente fonte de inspiração.

Dentre os projetos mais animadores, aqueles que brincam com o medo e o terror merecem destaque ainda maior. Hunt: Showdown é o novo nome de Hunt: Horrors of the Gilded Age. O jogo possui um sistema cooperativo e competitivo, já que duplas de jogadores precisam vasculhar um cenário vasto e cheio de inimigos, em busca de um monstro principal; ao mesmo tempo em que tentam matar uns aos outro. Antes abandonado pelo fechamento da desenvolvedora original, agora Hunt será desenvolvido pela Crytek. Outro projeto de peso é a adaptação do cenário de RPG de papel Call of Cthulhu, com a promessa de representar da forma mais fiel possível o sistema de loucura, elemento tão importante na obra de H. P. Lovecraft.

Stifled, já em desenvolvimento há alguns anos, ganhou uma demo jogável. O princípio é o mesmo que com Perception. Um jogo que utiliza a ecolocalização como forma de se orientar, mas com inimigos atraídos por barulhos. Resta torcer para que esse projeto tenha um resultado melhor. Por fim, A Plague Tale: Innocence irá seguir a estória de dois irmãos tentando sobreviver a uma infestação de ratos, ao mesmo tempo em que fogem da Inquisição.